Projeto Elétrico Residencial

Serviços Elétricos
Projeto elétrico Residencial

Como elaborar um projeto elétrico residencial.

Portanto a função do projeto elétrico residencial, é trazer as informações necessária para a execução correta de uma instalação elétrica.

Mas antes de começar a elaborar um projeto elétrico residencial, é necessário ter em mãos algumas informações como a planta baixa, projeto de arquitetura e projeto estrutural do imóvel.

Reduz sua conta de energia em até 40% com aquecedor solar para banho e piscina, totalmente ecológico não agride o meio ambiente, energia renovável e sustentável.  

Logo que a planta baixa, e pra ter as informações de dimensões total e dimensões de cada ambiente do estabelecimento.

Já o projeto de Arquitetura e pra ter as informações de localização dos Moveis, tubulação Hidráulica, tubulação de gás de cozinha e aquecimento d’água.

Também pra ver detalhe como altura do pé direito dos ambientes, assim facilitando a criação do projeto luminotécnico.

Já o projeto estrutural e para ter conhecimento dos vigamentos e colunas de ferro ou concreto armado, evitando danifica-lo, nas instalações da infra estrutura elétrica caixa de luz e quadro elétrico.

Logo que o projetista tendo em mão as informações necessária, parte para segunda etapa da criação do projeto, nas quais são;

  • Previsão de cargas dos eletrodomésticos;
  • Calculo de fator demanda.
  • Previsão de carga para entrada de energia.
  • Dimensionamento dos Condutores elétricos;
  • Dimensionamento das infraestrura elétrica;
  • Distribuição das luminárias adequada para cada ambiente.
  • Especificação dos dispositivos de proteção elétrica;
  • Divisão dos circuitos elétricos;
  • Dimensão do quadro de distribuição dos circuitos elétricos;
  • Distribuição de tomadas elétricas de uso especifico e comum e interruptores;
  • Detalhes de montagem do quadros elétricos, infra estrutura e caixas da entrada de energia;
  • Criação de diagrama unifilar e simbologia;
  • Lista de materiais elétrico;
  • Lista de carga elétrica

Previsão de cargas elétrica.

Portanto um projeto elétrico residencial, inicia com a previsão de carga de todos os equipamentos e a localização correta para distribuição da infra estrutura e os circuitos elétricos.

Logo que a previsão de carga elétrica , é uma estimativa de todos os equipamentos elétricos existente que pode ser ligados na instalação elétrica.

Ainda sim o projeto elétrico residencial deve ser bem dimensionado com circuitos bem distribuídos para evitar transtornos e danos financeiro e físico ao usuários.

Logo que o projetista deve ficar atento as instruções dos fabricantes e a NBR 5410 para dimensionar os circuitos elétricos com os dispositivo de proteção e condutores correto.

Portanto para o projetista ter a previsão das cargas elétrica total do estabelecimento basta somar a potencia Nominal de todos equipamentos elétrica do estabelecimento.

Mas para não ter a carga elétrica instalada subdimensionada, é necessário fazer o cálculo de fator de demanda da carga instalada.

Calculo de fator demanda. (Projeto elétrico residencial).

Portanto para determinar a potência utilizada nas instalações elétricas, poderia só somar a carga de cada equipamento.

Mas isso não o correto, porque nem todos os equipamentos são ligados simultaneamente.

Porém o que ocorre na realidade é que apenas uma fração desses equipamentos é ligado ao mesmo tempo.

Logo que o cálculo de fator da demanda, e o valor da potência utilizada dividida pela potencia instalada multiplicado por 100.

Portanto existem tabelas para estimar este valor de acordo com o tipo e quantidade de equipamento.

Porém o correto é sempre conhecer a instalação e o regime real de uso para se obter um valor mais preciso.

Previsão de carga elétrica para entrada de energia residencial

Portanto a entrada de energia, é a principal fonte por onde abastece toda o estabelecimento residencial.

Também é onde fica o relógio usado para medir o consumo de energia Mensal.

Ainda que a concessionaria por norma determina que os relógios e os dispositivos de segurança deverá ficar protegido em caixas especificada por ela.

Porém o projetista seguindo o padrão especificado pela concessionária evitará que o projeto seja reprovado quando apresentado na concessionária.

Ainda sim para o projetista dimensionar a potência da entrada de energia, antes deve fazer da calculo de fator de demanda da potencia utilizada de cada equipamento elétrico.

Portanto o fator de demanda e a razão da demanda máxima num intervalo de tempo especificado e a carga instalada na unidade consumidora.

Exemplificando em um estabelecimento que tem geladeira, microonda, forno elétrico, chuveiro, cada um destes equipamentos tem uma carga elétrica.

Mas nem todos são ligado ao mesmos tempos

Portanto fazendo o calculo da carga instalada em razão da da demanda atingida para facilitar o dimensionamento dos condutores e proteções elétrica.

Dimensionamento dos condutores elétricos.

Portanto a função dos condutores elétricos e transportar energia até os equipamentos, e para que chegue energia suficiente, deve ser bem dimensionado.

Deve ser seguido alguns parâmetros da tabela de dimensionamento de cabo em conformidade com a Norma NBR 5410.

Também ter conhecimento da corrente elétrica especificada pelo fabricante dos equipamentos.

Ainda que ficar atento a distancia percorrida pelos cabos entre o disjuntor de proteção até o equipamento, e o tipo de infra estrutura que ele será abrigado.

Logo que a NBR 5410 possui algumas tabelas que devem ser seguidas como parâmetro para definir a seção dos fios, de acordo com tipos de condutor, isolação e temperatura ambiente.

Considerando que os tipos de cabos mais comuns de instalações residenciais são os feitos em cobre com isolação em PVC.

Dimensionamento das infra estrutura elétrica (Projeto elétrico residencial).

Portanto a infraestrutura elétrica nada mais é que eletrodutos rígidos ou flexível de material PVC, metálico ou galvanizado.

Logo que os eletrodutos rígido, são usado em instalação elétrica aparente em estabelecimento comercial e industrial, onde a estética não conta muito.

Já os eletrodutos flexível ou conduíte, são usado em estabelecimento residencial, onde a estética conta em primeiro lugar, eles são embutido em alvenaria.

A infra estrutura elétrica é utilizado para abrigar os condutores elétricos , protegendo contra influência externas como agentes químicos, choques mecânicos, entre outros.

Ainda que para dimensionar a infraestrutura elétrica, deve ter conhecimento da secção transversal ou bitola dos condutores.

Respeitando a quantidade limite de condutores para cada eletroduto de acordo com o especificado na norma NBR 5410.

Distribuição das luminárias adequada para cada ambiente residencial.

Portanto cada espaço possui características individuais de uso e dependem da quantidade e tipo de Iluminação adequada.

Entretanto os ambientes devem receber a iluminância conforme seu tamanho e também de acordo necessidade de uso.

Ainda sim que Lux e Lúmen é conceito fundamental para a definição da quantidade de luz mais adequada para cada ambiente e situação

Onde lux é a quantidade de luz por metro quadrado e lúmen é a intensidade da luz.

Portanto Lux, é a quantidade de fluxo luminoso por metro quadrado, seu cálculo, é feito pela quantidade de fluxo luminoso de uma lâmpada.

lúmen, é dividido pelo metro quadrado do espaço, também é conceituado como a quantidade luz emitida por uma lâmpada.

Logo que esses dados é especificado nas embalagens de produtos de iluminação, o qual é necessário para realizar o cálculo do lux.

Portanto para a iluminância ideal de ambientes internos, existe a NBR 5413, norma da ABNT (Agência Nacional de Normas e Técnicas).

Na qual determina o nível de luminosidade ideal para cada ambiente, de acordo com as atividades a serem realizadas naquele espaço.

Especificação dos dispositivos de proteção elétrica;

Projeto elétrico Residencial

Portanto os dispositivos de proteção elétrica têm a função de aumentar a segurança das instalações elétricas, prevenindo contra choques elétricos, sobreaquecimento ou surtos de corrente ou tensão.

De acordo com a norma técnica brasileira NBR 5410 que trata das instalações elétricas de baixa tensão os dispositivos são obrigatórios em uma instalação.

Logo que o Disjuntor, DPS e DR, é obrigatório em uma instalação elétrica residencial, no qual falaremos a função de cada um abaixo.

Disjuntor, é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger a instalação elétrica.

Ainda sim contra possíveis danos causados por curto-circuito e sobrecargas elétricas, sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito.

Interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica.

DPS, é um dispositivo eletrônico sua função é desviar as descargas atmosférica, oferecendo um caminho com menor oposição as correntes de surtos.

Também protegem os equipamentos contra queima causadas por raios, são desenvolvidos com o objetivo de detectar sobre tensões transitórias na rede elétrica, é desviar as correntes de surtos para o aterramento.

DR, é um dispositivo de seccionamento mecânico destinado a provocar a abertura dos próprios contatos quando ocorrer uma corrente de fuga à terra.

Portanto a função do disjuntor e interruptor (DR), é detectar fuga de corrente, e interromper com proteção pessoal ou incêndio.

Divisão dos circuitos elétricos. (projeto elétrico residencial).

Portanto toda instalação elétrica deve ter os circuitos divididos tantos os cargas de tomadas como as carga de iluminação.

Logo que a norma 5410 determina que deve dividir as cargas de toda a instalação de forma bem distribuída em circuitos separados, evitando problemas de sobrecarga ou queda de tensão.

Portanto a NBR 5410, diz que todo ponto de utilização previsto de modo, o equipamento com corrente nominal superior a 10 A deve constituir um circuito independente.

Ainda sim, a NBR 5410, faz referência aos pontos de tomada de cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos.

Os quais devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados à alimentação de tomadas desses locais.

Já a NBR 5410, diz que, em locais de habitação determina que os circuitos de iluminação devem ser separados dos circuitos de pontos de tomadas e dos circuitos independentes.

Dimensão do quadro de distribuição dos circuitos elétricos;

Portanto a função do quadro elétrico, é proteger os condutores elétricos, dispositivo de proteção contra influência de energia mecânica e agentes químico.

Logo que o quadro elétrico nada mais é que quadro de distribuição de energia elétrica, também onde fica armazenado os dispositivo de segurança para instalação elétrica residencial.

Também uma das função do quadro elétrico, e proteger contra contato direto e indireto nas partes energizadas sem isolamento.

Portanto para dimensionar o quadro elétrico, antes deve ter conhecimento da quantidade de dispositivo de proteção, tipo de barramento de interligação e detalhes de montagem.

Também do barramento de terra e neutro, que sua corrente nominal e tamanho de acordo com a quantidade de circuitos elétrico.

Logo que pra cada circuito elétrico necessita de um disjuntor podendo ser unipolar, bipolar ou tripolar para a proteção dos condutores que pertence este circuito.

Já os barramentos de interligação e para interligar o disjuntor geral nos demais disjuntor que pertence aos circuitos elétricos.

Podendo ser barramento espinha de peixe ou pente barramento;

Portanto os Kit barramentos espinha de peixe bifásico e trifásico e de corrente nominal de 100A, 150A, 200A e 250A, é fácil de ser encontrado nas lojas elétricas.

Ainda que os barramentos espinha de peixe Bifásico e trifásico com corrente nominal a partir de 250 amperes, deve ser confeccionado por empresa especializada.

Logo que os pentes Barramentos de interligação pode ser unipolar, Bipolar e tripolar, com corrente nominal de 63 A, 80A, 100A.

Portanto os quadros elétricos podem ser de material de PVC ou metálico de embutir ou sobrepor, e o tamanho que vai definir e a quantidade de dispositivo que ele vai abrigar.

Distribuição de tomadas elétricas de uso especifico e comum e interruptores

A Portanto a ABNT NBR 5410 define que, em todos os cômodos as tomadas baixas devem estar a 30cm do chão, no mínimo, sendo a altura ideal 40cm do piso.

Já as tomadas médias devem ser posicionadas de 1,2m a 1,3m do piso

Logo que as tomadas altas, quando necessárias, devem estar a uma altura de 2 m até 2,25 m do piso acabado.

Segundo a norma NBR 5410, a quantidade mínima de tomadas e de cada 5 metros de parede, instalar uma tomada.

Mais o importante e ter conhecimento das quantidades de equipamentos elétricos e eletrônico, assim pode instalar uma tomada para cada equipamento, caso for tomada de uso especifíco.

Caso for tomadas de uso Geral, deve ver a arquitetura dos moveis para evitar instalar em locais que não poderá a ser usada.

Portanto as tomadas de uso Geral podem ser instalada de acordo com o uso dos eletrodomésticos, principalmente na cozinha, sem colocar tomadas demasiados, usa o bom senso.

Já os interruptores sempre deve ser instalado em entrada/saída ou em corredores, podendo ser interruptor simples, paralelo e intermediário.

Portanto os interruptores simples de acordo com a norma NBR 5410, só podem ser ligado em circuitos de iluminação de fase e neutro.

Caso os circuitos de iluminação e de fase e fase, deve ser usado o interruptor Bipolar, devido ele interromper os dois retornos, assim nas luminárias as duas fases ficam sem energia.

Detalhes de montagem do quadros elétricos, infra estrutura e caixas da entrada de energia;

Portanto os detalhes de montagem do quadro elétrico, infra estrutura e das caixas para abrigar os relógios medidor, é muito importante para o eletricista executar os serviços de acordo.

Logo que todo projeto elétrico residencial deve ter detalhes mostrando detalhe dos furos, detalhe de fixação e medidas de ambos.

Também deve ter descrição com nome do material que será usado para fazer a montagem, e o tipo de estrutura metálica ou alvenaria deve ser fixada.

Ainda sim indicando para própria estrutura se vai ser embutido sobrepor ou ser e só passagem, também indicando, a entrada ou saída correta.

Ainda que os detalhes de montagem deve ter uma folha só falando sobre os detalhes de montagem e fixação.

Até as caixas de passagem pra fixação das tomadas que ficam na paredes, como as dos tetos para a fixação das luminárias, deve ser detalhada no projeto com altura.

Logo que as distancia o projetista podem usar o projeto em escala, quando o eletricista for executar os serviços só usar um escalimetro de acordo.

Criação de diagrama unifilar e simbologia.

Portanto o diagrama unifilar, é a representação simplificada de um circuito, no qual são exibidos linhas, números e letras símbolos específicos.

Logo que estas linhas representam a tubulação, no qual sobre essas linhas da tubulação e indicado a quantidade de condutores e sua seção transversal ou diâmetro.

Também as linhas que representam a tubulação, é indicada o tipo de tubulação e diâmetro em polegada ou milímetros.

Ainda sim que essa linhas pode ser em forma de traços verticais ou oblíquos, interligando os componentes de um determinado circuito.

Portanto as tomadas, interruptores, luminária, quadro elétrico, e indicado por simbologia no projeto elétrico residencial.

Também para facilitar para o eletricista melhor interpretar o projeto elétrico residencial, é necessário deixar uma lista de simbologia que deve ser usada no projeto elétrico residencial.

Lista de materiais elétrico.( Projeto elétrico residencial).

Portanto a lista de materiais, onde é levantada a quantidade de materiais para execução do serviço elétrico por um profissional eletricista.

Onde esta lista contem quantidade e tipo de dispositivo de proteção elétrica, condutores, quadro elétrico, luminária, interruptores e tomadas.

Diagrama Multifilar.

Portanto o diagrama multifilar, e a representação de todo o circuito elétrico, isto é, os componentes, todos os condutores e ligações entre eles.

Logo que o diagrama multifilar descreve a forma como é ligado qualquer aparelho, de modo a facilitar a execução prática.

Diagrama Funcional.

Esta representação também ilustra todo o circuito elétrico, porém, em relação ao esquema multifilar, permite uma interpretação clara da sequência e ligações entre os componentes do circuito.

Solicite um Orçamento.

0 Compart.