A função do dispositivo de protetor de surto DPS.
A função essencial do Dispositivo de Protetor de Surto DPS dentro de sistemas elétricos não pode ser subestimado.
O papel primordial é desviar as descargas atmosféricas, proporcionando um caminho de menor resistência à corrente elétrica.
Além disso, o DPS exerce uma tarefa vital de proteger os equipamentos contra os danos causados por sobretensões, especialmente aqueles resultantes de raios.
Além disso, os DPS são concebidos para identificar sobretensões transitórias na rede elétrica, redirecionando as correntes de surto de maneira apropriada para o aterramento.
Este dispositivo contribui significativamente para minimizar os riscos de danos e, consequentemente, reduzir despesas com a substituição de equipamentos danificados.
Quando uma descarga atmosférica atinge uma rede elétrica, ela percorre os fios elétricos até atingir os equipamentos.
No entanto, a ausência de um DPS na entrada da energia, interligado com o sistema de aterramento, pode resultar na queima dos equipamentos eletrônicos.
Para prevenir tais adversidades, é fundamental instalar os DPS no circuito geral da instalação elétrica.
Os tipos de classificação de protetor de surto DPS
A classificação dos DPS se dá em três categorias distintas: Classe 1, Classe 2 e Classe 3.
A despeito das variações, todos seguiram o mesmo princípio de funcionamento, sendo a escolha determinada pelo nível de proteção necessário em cada cenário específico.
O DPS da Classe 1 é projetado para áreas expostas a descargas atmosféricas diretas, enquanto o da Classe 2 lida com correntes induzidas em edificações.
A Classe 3, por sua vez, protege equipamentos ligados a redes elétricas, de dados ou telefônicas.
Onde instalar o dispositivo protetor de surto DPS
Para garantir a eficácia, a instalação do DPS deve ocorrer após o disjuntor de proteção elétrica, garantindo a continuidade do serviço.
Recomenda-se também que o DPS seja instalado no Quadro de Distribuição de Circuitos do estabelecimento, uma prática tradicional em instalações residenciais.
Ao implementar essa medida, é possível fazer uma ligação paralela, utilizando o disjuntor geral da instalação como meio de manutenção do DPS.
Ao proteger contra distúrbios cotidianos e eventos extremos, o DPS desempenha um papel indispensável na proteção do patrimônio e na garantia da operação confiável de equipamentos
O que é um surto elétrico?
Portanto surto elétrico, é um distúrbio cotidiano na rede elétrica causado por inumeras situações principalmente por descargas atmosféricas.
Também são perturbações que ocorrem na rede elétrica, fazendo com que sua tensão eleve-se a tal ponto que ultrapasse os limites suportáveis de um equipamento.
Existe picos elevadissimo de tensão que queima o equipamento instantâneo e pico de tensão mais baixo que vai danificando os equipamentos gradualmente.
O que gera os surtos elétricos
Suas causas podem ser atribuídas a acionamentos de motores elétricos na mesma rede, apagões de energia, chaveamentos e descargas atmosféricas.
Existe três situação que provoca o surto elétrico, queda e retorno imediato de energia elétrica, liga/desliga de máquinas e Raio.
Portanto, a queda de energia e a perda total de energia em uma determinada área, o surto elétrico ocorre quando a energia retorna.
Outro fator que causa surto elétrico e liga e desliga de máquinas elétricas, isso acontece porque todas as vezes que aciona uma máquina, a corrente elétrica tem um pico, ultrapassado a corrente nominal.
Imagine um elevador todas as vezes que ele inicia ou para um movimento ocorre um surto elétrico que é controlado e chega em todas as tomadas elétricas que são alimentadas pela mesma rede.
Quais os tipos de máquina que gera Surtos elétricos
Assim como os elevadores, vários equipamentos que funcionam através de motores de indução elétrica causam surto na rede elétrica.
Alguns exemplos de máquinas que causam surto elétrico são:
- Máquinas elétricas para construção civil;
- ar condicionado;
- Máquina de lavar roupa;
- Aspirador de pó;
- Elevador;
- todo o tipo de máquina de motor de indução elétrica.
Quais os Beneficios com a instalação do protetor de surto DPS
As medidas de segurança em instalações elétricas não apenas previnem surtos elétricos, mas também evitam acidentes e risco de incêndios em edifícios.
Além disso, prolonga a vida útil de todos os equipamentos conectados à rede elétrica.
Compreender a função do DPS é essencial para reconhecer sua importância na garantia do funcionamento seguro e duradouro de sistemas elétricos.
Ao proteger contra distúrbios comuns e eventos extremos, o DPS desempenha um papel indispensável na proteção do patrimônio e na manutenção da operação confiável dos equipamentos.
Os tipos de dispositivo que não é protetor de surto elétrico e a função de cada.
Portanto alguns componentes elétricos que não protege contra surtos elétrico, o único que protege é o dispositivo de protetor de surtos DPS.
Aqui estão eles:
- Filtro de linha apenas diminui ruído causado por interferências por indução elétrica de outros equipamentos elétricos.
- Para raio protege pessoas e edificação de descargas atmosférica , e não protege equipamentos eletrônicos.
- Aterramento Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra. o aterramento por si só não e suficiente para proteger de descargas atmosfericas e pico de tensão causado por máquina com motor de indução elétrica.
- Estabilizador a função, é corrigir a tensão da rede elétrica adequando as pequenas variações, sua atuação implica correções de pequenas tensões elétrica.
- Disjuntor sua função e interrupção automática por curto e circuito ou sobrecarga protegendo os condutores elétricos, evitando que a instalação pegue fogo.
Onde fazer a instalação de DPS
A função do protetor de surto DPS ou dispositivo de proteção contra surtos elétrico o famoso DPS é prolongar a vida útil dos equipamentos.
Solicite um Orçamento.