A função do disjuntor elétrico.
Logo que a função do disjuntor elétrico em uma instalação elétrica, é proteger contra sobrecarga e curto circuitos.
Sabendo que disjuntor e um dispositivo eletromecânico e sua função é proteger os condutores elétricos por mal dimensionamento, e evitar incêndio nas instalações elétricas.
Portanto e destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curtos circuitos e sobrecargas elétricas.
Logo que a função do disjuntor elétrico e monitorar os condutores elétricos e proteger, evitando temperatura alta no condução na hora da condução de corrente.
Interrompendo automaticamente a passagem de corrente no condutor em caso que ultrapassam a corrente limitada pelo disjuntor.
Todo disjuntor vem com especificação de Corrente, Tensão, (ICC) e Curva de Ruptura e Limite de Corrente de Fuga cada item desse e essencial para proteger os condutores e equipamento.
Para dimensionar um disjuntor precisa ter conhecimento dos itens que serve para proteção dos circuitos elétricos e equipamentos e também ser humano.
Unidade de medida de energia elétrica.
Agora vamos falar das unidade de medidas de energia elétrica e sua importância para dimensionamento do disjuntor em uma instalação elétrica.
Tensão elétrica (V) e a diferença de potencial em dois pontos distintos ou quantidade de energia gerada para movimentar uma carga elétrica.
Corrente elétrica (I) e o movimento livre ordenados de elétrons em um condutor, esse movimento do elétrons só se dar quando aplica a tensão nos condutores.
Potencia elétrica (W) e a quantidade de energia gerada em unidade de tempo para gerar um trabalho ou quantidade de passagem de elétrons em condutor em um determinado tempo para realizar trabalho.
Resistência elétrica ( Ώ ) e a oposição criada que um condutor pode oferecer para a passagem de corrente.
A Curva de Ruptura do disjuntor e o tempo em que o disjuntor suporta uma corrente acima da corrente nominal por um determinado tempo.
(ICC) do disjuntor e a capacidade máxima de Interrupção de uma corrente de Curto Circuito suportado por um disjuntor.
Fuga de corrente (mA) e um fluxo de corrente anormal ou indesejado em circuito elétrico causado por baixo isolamento de condutores elétricos.
Tendo conhecimento do funcionamento do disjuntor, ficam fácil detectar alguma anomalia nos circuitos da instalação elétrica.
quando esta acontecendo algum anomalia na instalação elétrica, a função do disjuntor elétrico e atuar interrompendo a corrente.
Seguido os passos de dimensionamento elétrico para disjuntor elétrico, para que a instalação fique segura, o ideal e instalar o disjuntor de acordo com estabelecido pela norma 5410.
Os tipos e função do disjuntor elétrico.
Caso queria ver um vídeo sobre a diferença entre os disjuntores clique aqui
Portanto a função do disjuntor elétrico nas instalações elétrica residencial e comerciais e industrial e monitorar a corrente do condutor e atuar de acordo com sua limite de condução de corrente.
Devido esta complexidade abaixo mostrarei os tipos de disjuntores e sua função:
DISJUNTOR UNIPOLAR
Portanto e um dispositivo indicado para proteger circuitos elétricos monofásico, vem com classificação de corrente e tensão nominal, curva ruptura e capacidade máxima de interrupção de curto circuito.
DISJUNTOR BIPOLAR:
Portanto e um dispositivo indicado para proteger circuitos elétricos bifásico, vem com classificação de corrente e tensão nominal de trabalho.
Também pode ser usado para interrupção manual de um circuito elétrico por evento desejado.
Logo que vem indicando curva de ruptura e capacidade máxima de interrupção de curto circuito.
DISJUNTOR TRIPOLAR:
E um dispositivo indicado para proteger circuitos elétricos trifásico, vem com classificação de corrente e tensão nominal de trabalho.
Também pode ser usado para interrupção manual de um circuito elétrico por evento desejado.
curva de ruptura e capacidade máxima de interrupção de curto circuito.
DISJUNTOR CAIXA MOLDADA:
Portanto e um dispositivo indicado para proteger circuitos trifásico, também este nome caixa moldada e devido a montagem ser blindada.
Ainda mais que este tipo de disjuntor atende a Norma 60947 que trata de dispositivos de comando e manobra em baixa tensão.
logo que o disjuntor caixa moldada tem uma câmaras de extinção de arco elétrico capaz de suportar curto circuito com corrente de 20 a 30 vezes maiores,
Vem com classificação de corrente e tensão nominal de trabalho.Também pode ser usado para interrupção manual de um circuito elétrico por evento desejado.
Também vem indicando curva de ruptura e capacidade máxima de interrupção de curto circuito.
DISJUNTOR COM REGULAGEM DE CORRENTE.
- Ampla linha de acessório interno e externo.
- Disparadores de sobrecorrentes termomagnético ou eletrônico.
- Todos os componentes podem ser combinados de maneira modular.
- Fácil configuração, instalação e operação, praticidade no projeto e na aplicação para o usuário.
- Atende a norma:ABNT NBR IEC 60947.
- Disjuntor caixa moldada tem uma câmaras de extinção de arco elétrico capaz de suportar curto circuito com corrente de 20 a 30 vezes maiores.
- Classificação de corrente e tensão nominal de trabalho, também pode ser usado para interrupção manual de um circuito elétrico por evento desejado.
- Indicando curva de ruptura e capacidade máxima de interrupção de curto circuito.
DISJUNTOR MOTOR:
E um dispositivo compacto para partida e proteção de motores elétrico até 100 A, possuem alta capacidade de interrupção.
Portanto e permitido a sua instalação mesmo com elevado nível de de corrente de curto circuito, garantido total proteção ao circuito elétrico e ao motor.
Portanto sua proteção se dar através de disparadores térmico ajustável para proteção de sobrecargas e dotado de diferencial com sensibilidade a falta de fase.
Logo que também este tipo de disjuntor motor tem magnético calibrado para proteção contra curtos circuito no na instalação e na carga elétrica (motor).
Ainda mais que possuem versões com acionamento através de botão ou por acionamento rotativo, o disparo TRIP somente para manobra rotativa.
Disjuntor DR ou diferencial residual.
Dispositivo de proteção contra correntes elétricas ocasionais que possam passar pelo corpo humano em caso de contatos diretos ou indiretos.
Portanto quando a operação do dispositivos elétricos estiverem entre a corrente elétrica residual/fulga de 30mA a 300mA, de acordo com a sua especificação, o Interruptor Diferencial Residual (IDR) dispara.
Ainda sim o Interruptor Diferencial Residual (IDR) atua quando as correntes precisam ser interrompidas no menor tempo possível.
Também pode ser usado como disjuntor normal de proteção dos circuitos elétricos.
Interruptor diferencial (IDR).
Dispositivo de proteção contra correntes elétricas ocasionais que possam passar pelo corpo humano em caso de contatos diretos ou indiretos.
Portanto quando a operação do dispositivos elétricos estiverem entre uma corrente residual/fulga de 30mA a 300mA, de acordo com a sua especificação, o Interruptor Diferencial Residual (IDR) dispara.
Por fim funciona só como identificação de fuga de corrente elétrica, por isso não pode ser usado como disjuntor para proteção dos circuitos elétricos.
Também pode ser usado para interrupção manual de um circuito elétrico por evento desejado.