Instalações elétricas Prediais

Serviços Elétricos
Instalações Elétricas Prediais

Como fazer as instalações elétricas Prediais.

Portanto toda instalações elétricas prediais, deve ser executada em conformidade com a NBR 5410.

Para que tenham segurança para os seus usuários.

Logo que para a execução de serviços elétrico complexo como instalações elétricas prediais.

Necessitam  seguir as etapas para que tudo ocorram sem trazer risco para ambos.

Ainda que para a execução de uma instalação elétrica predial necessitam de vários profissionais com conhecimento diferente.

Reduz sua conta de energia em até 40% com aquecedor solar para banho e piscina, totalmente ecológico não agride o meio ambiente, energia renovável e sustentável.

Portanto precisam de serviços civis para chumbar na alvenaria os quadros elétricos e caixas de passagem e eletrodutos flexíveis.

Mas, em instalações elétricas prediais alguns eletrodutos são embutidos e outros são aparente, e também tem a eletrocalha.

No qual a eletrocalha e um tipo de infra estrutura elétrica aberta para passagem de cabo, assim tornando a execução dos serviços elétricos mais rápidos. 

Portanto a infra estrutura e muito importante em uma instalação elétrica, mais antes para sair tudo de acordo com as normas técnicas.

E importantíssimo a criação do projeto elétrico executivo das instalações elétricas e o projeto da entrada de energia.

Logo que os projetos elétricos, é uma das partes que deve ser feito primeiro, para depois fazer os serviços de instalações  elétricas.

Neste caso os engenheiros são responsáveis por cálculo de demanda de consumo de energia e dispositivo de proteção elétrica.

Também dimensionamento de condutores, infra estrutura, quadros elétricos e iluminação.

Somente depois de todos os cálculos feitos, e passado para o papel através de  diagrama elétrico representado por simbologia.

Planejamento para instalações elétricas prediais.

Instalações elétricas prediais solicite um orçamento visita gratuita.

Portanto assim como abordamos anteriormente, toda instalação elétrica necessitam de um bom planejamento para sua execução.

Logo que o planejamento começa por recolher todas as informações possível de documento necessário para criação do projeto elétrico.

Nos quais são:

  • Planta baixa do imóvel.
  • Arquitetura dos móveis
  • Projetos hidráulico e projeto estrutural.
  • Potência dos equipamentos elétricos para previsão de Carga.
  • Tipo de infra estrutura para cada ambiente.
  • Projeto Luminotécnico.

Portanto, tendo todas estas informações em mãos, começa a criação do projeto elétrico predial, seguido a Norma regulamentadora NBR 5410.

Logo que a planta baixa do imóvel serve para saber dimensão total e dimensão de cada ambiente para distribuição de tomadas e interruptores e tipo de iluminação.

Também para indicar a localização do quadro elétrico e as tubulações podendo ser embutida ou aparente dependendo da estética de cada ambiente.

Sem falar do diagrama elétrico que a representação gráfica dos componentes elétricos como dispositivo de proteção, condutores , infra estrutura elétrica, pontos de tomadas e interruptores.

Também dos pontos de iluminação e quadro de distribuição dos circuitos elétricos que abriga os dispositivo que protege os condutores elétricos.

Logo que, para calculo de demanda necessitam o conhecimento dos equipamentos elétricos para dimensionar os condutores de alimentação geral e o dispositivo de proteção elétrica.

Projeto elétrico executivo Predial.

Instalações elétricas prediais solicite um orçamento visita gratuita.

Portanto o projeto elétrico predial ter trazer em todas as folhas com informações e detalhes para execução dos serviços elétricos nela previsto.

Logo que o projeto elétrico nada mais que as informações em diagrama elétrico indicando localização e dimensão das tubulações rígida e flexível.

Dimensão e localização dos Quadros de Distribuição de Circuitos, Quadro Geral de Baixa de Tensão, Centro de medição elétrica em KWH dos apartamentos.

Também a dimensão e a localização dos Quadro de Comando de Bombas, com os diagrama de comando manual/automático e remoto.

Já os Quadro de Comando dos Elevadores deve ser abrigado na casa de Maquina com o ponto de alimentação de acordo com a potência dos elevadores.

Logo que o comando dos elevadores ficam com responsabilidade de uma empresa especializada em montagem mecânica e elétrica de elevador de carga e passageiros.

Também o projeto elétrico trás os detalhe de montagem mecânica e elétrica dos Quadros elétricos e de comandos, dos respectivos dispositivo de proteção.

Portanto o projeto elétrico e responsável por traçar um caminho para as tubulações onde acomodam os condutores elétricos, sempre procurando o caminho mais fácil e de curta distancia.

Assim evitando queda de tensão nos circuitos elétricos e gasto desnecessário de material e mão de obra, logo que reduz o custo da obra.

Projeto elétrico de entrada de energia Predial.

Instalações elétricas prediais solicite um orçamento visita gratuita.

Portanto a entrada de energia e a principal ponto de energia do estabelecimento predial, é onde concentra maior fonte de energia.

E de onde vem a energia para alimentar o centro de medição para distribuição dos apartamentos, térreo e os subsolos.

Logo que o projeto de entrada de energia deve ter as cargas prevista para estes setores, bem dimensionado contando com picos de partidas dos motores dos elevadores e bombas d’água.

Antes de tudo o projeto de entrada de energia predial deve ter aprovação dos órgãos responsáveis e concessionária de energia elétrica.

Para que sejam feita uma avaliação nas redes de energia externa, de onde irá fazer o abastecimento, para que não tenham problemas com o transformador abaixador ou isolador.

Caso o transformador da rede de energia externa seja de potência menor que a carga que o prédio necessitam a concessionária deve-se fazer a correção.

Lembrando que o cliente deverá arcar com uma porcentagem para a correção do transformador e os materiais usado.

Ainda que o centro de medição de energia, deve ter todas caixas para individualizar a energia de cada apartamento e energia para administração do prédio.

Logo que, os condutores que alimentam os apartamentos e a administração deve ter disjuntor individual menor ou igual a condução de corrente dos condutores.

Quadros elétricos de instalações elétricas Prediais.

Instalações elétricas prediais solicite um orçamento visita gratuita.

Portanto toda instalação elétrica predial precisam de um conjunto de quadro elétrico para distribuição dos circuitos e distribuição dos condutores flexíveis de alimentação dos circuitos.

O quadro geral de baixa tensão, e o principal quadro de uma instalação elétrica, ele alimentam todos os outros quadros de distribuição de circuitos elétricos e comando elétrico.

Logo que o quadro geral de baixa tensão, serve para abrigar os disjuntores de maior capacidade de corrente e maior capacidade de atuação e ruptura em caso de curto circuito.

Ainda que para determinar o tipo de quadro elétrico a ser usado deve-se atentar ao ambiente que vai ser instalado.

Todo quadro tem um grau de proteção contra respiga de agua e partículas sólidas, assim protegendo os disjuntores ou dispositivo de manobra e controle.

Também tem o modelo de embutir e sobrepor podendo ser de chapa de aço ou material em PVC, a escolha depende da estética de cada ambiente.

Ainda que em uma instalação elétrica predial, os quadros elétricos são usados para distribuição dos circuitos elétricos nos apartamentos.

Já o quadro Geral de Baixa Tensão, é usado no centro de medição para seccionamento da energia que vai para as caixas que fazem distribuição para apartamento e administração do prédio.

Logo que alguns prédio tem uma fonte energia a parte, e com isso precisam de um quadro de transferência automática.

Apresentação do Projeto do centro de medição na concessionária de energia.

Instalações elétricas prediais solicite um orçamento visita gratuita.

Portanto, para apresentação dos projetos para entrada de energia deve ser com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.).

Contemplando quantidade de andar e apartamento, e também as conexões dos barramento com a proteção de isolamento.

Ainda que, deve contemplar a caixa concentradora, leitura remota, administração, bomba de incêndio planta, vista frontal com detalhes internos das caixas e cortes.

Logo que deve esta detalhado a distância entre o centro de medição e os quadro de distribuição nos apartamentos e quadro dos equipamentos da administração.

Ainda sim, deve ser identificado obstáculos das prumadas que compartilharam o recinto, e também o tipo de infra estrutura elétrica usada para abrigar os condutores elétricos.

Portanto deve ter a Indicação da localização da entrada consumidora, com vista frontal, cortes e detalhes, mostrando a conexão do barramento blindado com o ramal de entrada.

Também da chave de proteção geral do barramento blindado, trajeto dos eletrodutos para os cabos de comunicação.

Ainda que, deve ser incluído a localização do poste particular, e outros detalhes e documentos necessários constantes no padrão técnico de fornecimento de energia elétrica.

Os tipos de caixas para centro medição de energia prediais.

Portanto o centro de medição são composto por caixas metálicas ou policarbonato, nas quais são:

  • Modulares;
  • Passagem de comunicação;
  • Derivação;
  • Concentradora;
  • Leitura remota;

Logo que as caixas modulares para os medidores nos andares devem ser individuais, tipo modular com a tampa em policarbonato transparente.

Portanto o número máximo de caixas de medição por conjunto para o sistema de medição centralizada, deve ser de até 12 medidores.

Já as caixas de passagem de comunicação podem ser de chapa de aço de 20 USG ou plásticas, e tem que possuírem dispositivos para (lacre).

Portanto os dispositivo de proteção e manobra, é abrigado na caixa de derivação, onde e inserido o barramento blindado. 

Nos quais os dispositivos de proteção que são instalado na caixa de derivação, a chave seccionadora é uma delas.

 

 

0 Compart.