A função do eletricista industrial.
Portanto dentre os tipos de função do eletricista industrial, uma delas é realização de manutenção e instalação elétrica em equipamentos industriais.
Analisando a necessidade de troca e regulagem de componentes e dispositivo de segurança aplicando teste de funcionamento.
Logo que para o eletricista fazer uma instalação elétrica industrial terá que interpretar desenho elétrico de circuitos elétrico, tubulação e quadros elétricos entre outros.
Também tem que ter conhecimento em diagrama elétrico para montagem e manutenção de painel elétrico.
Logo que os painéis de comando elétrico são para armazenamento dos componentes elétricos como dispositivo de proteção, manobra e controle.
Os eletricista tem que ter conhecimento suficiente sobre este componentes, porque só assim pode evitar acidentes ou quebras do equipamento ou do componente elétrico.
A função do projeto elétrico industrial para o eletricista.
Portanto a função do projeto elétrico industrial e fazer levantamento de características dos setores destinado a instalação elétrica de equipamentos elétricos.
Ou mesmo instalação elétrica de iluminação, pontos de tomadas elétricas, interruptores ou sensores por atuação automática para iluminação.
Logo que o projeto elétrico industrial irá indicar as dimensões e tipo de condutores elétricos, dispositivo de proteção quadro de força e tipo de entrada de energia.
Ainda que para entrada de energia para a indústria precisam de um projeto a parte, indicando o tipo de entrada se energia.
Podendo ser cabine primária ou entrada convencional.
Portanto o projeto elétrico industrial da entrada de energia deve ser levado até a concessionária para análise, só depois de aprovado podem ser executado.
Com todas as informações dos projetos, tanto o de entrada de energia como o das instalações elétrica industrial facilita a execução do serviço para eletricista.
Os tipos de componentes e dispositivo de proteção em uma instalação industrial.
Portanto em uma instalação industrial para sua segurança deve ter todos os componentes de manobra e controle e também dispositivo de proteção.
Logo que os componentes de manobra e controle serão para comandos os equipamentos elétricos para fabricação de produto.
Já os dispositivo de proteção elétrica para evitar incêndio, choque elétrico, e também alguns deste dispositivo serve para fazer manobra.
Neste caso os disjuntor serve pra proteção elétrica, o disjuntor convencional serve para proteção dos condutores elétricos.
E o outro, é o disjuntor motor, serve para proteção dos motores elétricos para evitar queima-lo por sobrecarga.
E assim e o (DPS) e o (DDR), o DPS é um dispositivo de proteção contra surtos na rede elétrica, usado para proteger os equipamentos eletrônico.
Já o (DDR), e um disjuntor diferencial residual de proteção de choque elétrico, atua por fuga de corrente acima de 30mA.
Logo que este dispositivo interrompem a passagem de corrente, evitando que passem pelo corpo humano.
E com conhecimentos neste dispositivo, o eletricista industrial vai instalar e também fazer a manutenção deste esquipamento fazendo teste se estão em bom funcionamento.
Porque tem que fazer manutenção elétrica industrial.
Portanto toda instalação elétrica industrial precisa que seja feito a manutenção, para que mantém segura sem risco de algum evento indesejado.
Assim como a contratação um empresa para alguma as manutenção elétrica , sempre e bom verificar se é capacitada para aquele tipo de serviço.
logo que todo toda empresa deve ser qualificada , tendo as ferramentas de acordo com cada serviço e ter uma politica de ética com os clientes e os colaboradores.
Em uma de manutenção elétrica industrial preventiva e corretiva, os dispositivo de proteção e componentes elétrico de manobra e controle, são os que mais sofrem reparos.
Para que não seja surpreendido por parada de máquina por falta de manutenção, é importante fazer manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
Lembrando que manutenção elétrica industrial deve ser feito de acordo com a norma 5410
, criando um plano de manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
Portanto um plano de manutenção elétrica industrial, é um instrumento de controle de tarefas de correção e monitoramento dentro do departamento de manutenção.
Criando um inventário de todos os equipamentos elétricos ativos para procedimento de manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
Portanto definindo em calendário datas para manutenção elétrica industrial preventiva, preditiva e corretiva, sem interferir na produção.
Por fim a necessidade de treinamento da equipe de manutenção , para melhoria, analise e ajuste dos equipamentos elétricos.