A importância do painel de comando elétrico na automatização.
Portanto, a função do painel de comando elétrico, é abrigar e proteger com segurança os componentes de influencia de energia mecânica e agentes químicos.
Também acomodar os componentes, garantindo maior vida útil aos dispositivos e componentes, que nele abriga.
Ainda que existe muito equipamento manual, mas eram insuficiente para atender a demanda do mercado, foi onde houve a necessidade de automatizar as maquinas.
Também houve a necessidade de criar um sistema elétrico com tecnologia e otimizada para atender os espaços menores das fábricas.
Portanto a fabricação de produtos com equipamentos manual além de sair não uniforme desperdiça muita matéria prima e tempo.
E para isso teria que criar um sistema que atuassem automaticamente sem interferência, para uniformizar os produtos e produzir em grande escala.
Foi onde houve a necessidade de desenvolver um painel de comando elétrico para efetuar diferentes funções de acordo com o serviço desejado.
Logo que com a vantagem da tecnologia hoje, e a necessidade de precisão do produto, e também a demanda por grande escala em período de tempo menor, o quadro de comando elétrico tornou-se importantíssimo.
Portanto com isso cada vez mais a padronização dos produtos com pouquíssimos defeitos produção em grandes quantidades sem perda de qualidade, a excelência dos produtos fabricado.
Graças aos paineis de comandos elétricos os equipamento elétrico, hoje é mais compacto e com mais robustez e precisão, trazendo mais lucros para as empresas.
O que é um painel de comando elétrico
Logo que o painel de comando elétrico nada mais é que uma caixa metálica com dimensões de altura, largura e profundidade.
Também existe uma placa metálica onde é fixado os componentes elétricos de proteção, manobra e controle, monitoramento.
Ainda sim a placa metálica dos paineis de comando elétricos são onde fixa os componentes elétricos e a canaleta apropriada para passagem dos cabos elétricos.
Logo que podem fazer várias repartição com caneleta fixa na placa do painel, de acordo com a necessidade, assim facilitando a manutenção futura para identificação de algum defeito.
Também os quadros de comando elétrico podem ser de sobrepor ou embutido em alvenaria, assim facilitando o seu uso, podendo usar tanto em estabelecimento comercial e industrial.
A função dos dispositivo em quadro de comando elétrico.
Portanto a função dos dispositivos em quadro de comando elétrico e proteção, manobrar e controle tanto do equipamento e também os usuários por algum evento indesejado.
Por isso é de suma importância o seu dimensionamento correto e adequado para cada função, seguido os requisitos estabelecido pelas Normas da ABNT de segurança na eletricidade.
Abaixo esta algumas imagem e descrição de função de cada componente mais usado em um quadro de comando elétrico.
Disjuntores
Portanto os disjuntores e usado para proteção dos circuitos de potência e comando e são dimensionado em conformidade para proteção dos condutores elétricos.
Contatores auxiliares
Portanto a função contator auxiliar é fazer a manobra e controle dos circuitos de comando, intretavamento e sinalização.
Ainda que é um dispositivo eletromecânico com principio de funcionamento com rede alternada e continua.
Condutores elétricos.
Logo que os condutores elétricos a sua função é interligar os componentes eletromagnético , eletrônico , carga indutiva resistiva, capacitiva .
Ainda sim conduzir corrente elétricos até os equipamentos elétricos residencial, comercial, industrial.
Contatores de potência.
Portanto sua função é efetuar o controle de cargas indutiva , resistiva , capacitiva num circuito de potência.
Ainda que é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento com vários tipos de tensão alternada e continua.
Relé térmico.
Portanto serve para proteção de cargas indutivas ou motores elétricos contra sobrecarga e um dispositivo que visa evitar a o sobreaquecimento das bobinas dos motores.
Disjuntor motor.
Serve para manobra , controle e proteção de sobrecarga em motores elétricos , proporcionando proteção contra curtos-circuitos e falta de fase com atuação rápida.
Relé temporizador.
Serve para realizar operações de chaveamento com manipulação de tempo.
E um dispositivo usado para controlar a sequência de um evento ou processo, podendo ser classificado em: mecânico, eletromecânico e digital.
Relé auxiliares.
Serve para manobra e controle com intuito de ligar e desligar algum componente elétrico.
Logo que equipamento com carga indutiva, capacitiva, resistiva sua aplicação e mais para otimizar espaços.
Dispositivo para falta/sequencia de fase.
Serve para proteção de motores elétricos em sistemas trifásicos.
Portanto sempre que houver alguma anomalia no sistema o relé comutará sua saída interrompendo o funcionamento do motor.
Dispositivo de proteção de redes monofásico.
Serve para proteção de equipamentos elétricos que não pode operar em tensão superior ou abaixo ao valor da tensão indicada pelo fabricante.
Ainda que dispõe de tempo de inibição na partida , tempo de retardo no desligamento.
Supervisão de rede trifásico.
Portanto serve para fazer o monitoramento em redes trifásico com proteção de equipamentos elétricos, atuando com alguma anomalia no sistema trifásico tais como:
falta de fase, inversão de sequencia de fases, desequilíbrio entre fases, subtensão e sobretensão.
inversor de frequência.
Já que serve para controlar velocidade de motor indução elétrica sem interferir no torque , e um dispositivo que proporciona flexibilidade trazendo segurança e precisão.
CLP componente para automação.
Logo que o CLP Serve para desempenhar funções de automação e controle de maquinas de processos industriais de diversos tipos e complexidade.
Portanto e um dispositivo eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente.
Ainda que para implementar funções específica , tais como logica, sequenciamento, temporização, contagem aritmética, controlando por meio de entrada e saída para controle de processo.