A função do eletricista para zona norte-SP
Portanto a função do eletricista para zona norte-SP, é atuar na implementação das instalações e manutenções elétrica, em ambiente residencial, comercial, predial e industrial.
Ainda sim a função do eletricista, é realizar a infra estrutura elétrica embutido em alvenaria ou aparente para passagem dos condutores elétricos.
logo que para a infra estrutura elétrica embutida, é obrigatório cortar toda alvenaria tanto para chumbar conduítes e caixa de luz PVC 4×2 e 4×4 como quadro elétrico.
Já a infra estrutura aparente, é necessário fixar todo a infra estrutura no teto ou na alvenaria, usando todos os acessório disponível para facilitar a execução.
Portanto o eletricista terá que fazer a passagem de todos os condutores elétricos, separando os circuitos de acordo com a potência de cada eletrodoméstico ou de acordo projeto elétrico.
E também a instalação dos dispositivos de proteção elétrica dentro quadro elétrico, e fazendo a conexão dos condutores elétricos nos dispositivos de proteção.
Em seguida instalando tomadas elétricas , interruptores e luminária, lembrando que para a iluminação, seguir o projeto luminotécnico.
Dessa forma, toda a instalação elétrica tem que está com segurança, principalmente no quadro elétrico onde concentra a potencia maior de energia elétrica.
No quadro elétrico deve está totalmente isolado os barramentos de interligação dos disjuntores, para evitar contato direto de pessoas ou de pessoas.
E também fazer conexões dos condutores nos dispositivo de proteção elétrica, com aperto das conexões de acordo, para evitar aquecimento com desperdício e consumo excessivo de energia elétrica.
Portanto o eletricista para zona norte-SP, deve ficar atento a estes requisitos citados acima, para a instalação elétrica ficar em segurança.
A função do projeto elétrico para o eletricista na zona norte-SP.
Portanto a função do projeto elétrico, é ajudar os eletricista para que faça uma instalação elétrica de acordo com as normas da ABNT.
Principalmente a NR 5410 e as NRs , que são aplicada nas instalações elétrica de baixa tensão.
Logo que todo projeto elétrico, define a potencia, corrente e tensão elétrica do circuito geral de alimentação e também dos circuito individuais.
Todo projeto elétrico precisa antes de um layout de localização dos equipamentos para criar o caminho da infra estrutura elétrica.
E também localização do quadro elétrico, tomadas elétricas e interruptores, isso facilita o eletricista a interpretação do desenho elétrico e execução do serviço de acordo.
O projeto elétrico trazem as informações organizada em várias pagina chamada de folha e o número de identificação, é representada pelo diagrama elétrico por simbologia.
Onde tem as detalhes do quadro elétrico com dimensões de largura e altura e profundidade, podendo ser de material em PVC ou chapa de aço.
Também os circuitos elétricos contam com com numero de identificação, tipo de circuito, se é monofásico, bifásico e trifásico, e potência individual de cada circuito.
Logo que para entrada de energia elétrica, e necessário projeto a parte, para apresentação na concessionária para aprovação.
E assim aprovado, o eletricista terá que respeitar todos os requisitos descrito no projeto, para não ser reprovado a execução do serviço, na hora que a concessionaria vir ligar.
Componentes e dispositivo elétricos que o eletricista precisam conhecer.
Portanto toda instalação elétrica necessita de um quadro de elétrico para fazer a distribuição dos circuitos para os ambientes ondem estão os equipamentos elétricos.
E neste caso o quadro elétrico, é onde fica acomodados os dispositivo de proteção dos condutores, e também os dispositivo de proteção para ser humano e equipamento eletrônico.
Logo que é responsabilidade do eletricista fazer a montagem dos dispositivo no quadro elétrico de acordo com o projeto elétrico.
Já os componentes elétricos, neste caso as tomadas elétricas, além de ter quer bem distribuída, assim facilitando para o usuário a conexão para alimentar os equipamentos.
O eletricista tem que ter conhecimento, que as tomadas elétricas tem que ser compatível com potência dos equipamentos, isso evita aquecimento, risco de incêndio, desperdício de energia.
E também uma das funções do eletricista, é fazer vistoria e reparos das instalações elétricas, com troca de fiação, dispositivo de proteção elétrica entre outros.
Ainda que o eletricista terá que fazer manutenção preventiva, corretiva em toda instalação elétricas, é também nos equipamentos elétricos.
Logo que para ter uma instalação elétrica segura o eletricista precisa ficar atento ao instalar o aterramento, ele deve estar com resistência máxima de 3 ohms.
A função do aterramento, é dissipar as cargas elétricas acumuladas, assim evitando descargas em usuário.