Serviços de eletricista zona norte SP.
Portanto uma instalação elétrica, deve ser feita em conformidade com as normas técnicas da ABNT a NBR e as Nrs, para trazer segurança.
Respeitando os requisitos exigidos pela norma NBR 5410 para baixa tensão, NBR 5413 para dimensionamento da iluminação.
E também a norma NBR 5419 Consequentemente, garante-se a segurança de pessoas e animais, e funcionamento adequado da instalação elétrica e a conservação dos bens.
Logo que para fazer uma instalação elétrica, para que não traz transtorno posteriores, ou mesmo na execução, com desperdício ou instalação mal feita.
Deve-se fazer um projeto elétrico de acordo com a necessidade de função que vai ser exercida no estabelecimento.
Para um estabelecimento residencial, deve se atentar pela potência (VA) dos eletrodomésticos como microondas, forno elétrico, ar condicionado e chuveiro entre outros.
Já o estabelecimento comercial a carga elétrica e mais alta, e deve se atentar pela potencia (VA) das geladeiras, câmara fria, iluminação, climatização da loja e escritório, elevadores entre outros.
As industrias, alem da carga elétrica ser alta, ainda tem os picos de motores de indução elétrica e geração de harmonia na rede elétrica.
Logo que os equipamentos industriais são acionado simultâneo, assim se não for bem dimensionado pode ter queda de tensão e mal funcionamento dos equipamentos.
Por onde começar os projetos elétricos.
Portanto, em um estabelecimento para criação de um projeto elétrico deve se conhecer o espaço total, e o espaço por ambiente ou setores.
Se o estabelecimento for residencial, deve ter conhecimento da localização dos moveis e eletrodomésticos de cada ambiente e dimensão de espaço.
Já o estabelecimento comercial e industrial, deve ter o conhecimento da arquitetura da localização dos equipamentos elétricos, e dimensões de espaço.
E só consegue através de uma planta baixa e projeto arquitetônico, ela trás as dimensões, localização de setores ou ambiente com nome e medida de espaço.
Portanto só depois a criação da planta baixa e projeto arquitetônico, que se inicia o projeto elétrico em conjunto com o projeto luminotécnico, projeto de SPDA.
Em seguida, sabendo da carga elétrica total (KVA), se inicia o projeto de entrada de energia elétrica, podendo ser entrada de energia simples de 127/220V ou em cabine primaria de 13KV.
A importância da planta baixa em uma instalação elétrica.
Portanto planta Baixa, é o nome que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m a partir da base.
É um diagrama relacionado entre espaços dos ambiente ou setores, e outros aspectos físicos em um nível de uma estrutura.
Nela devem estar detalhadas em escala as medidas das alvenarias ou estruturas, comprimento e espessura, portas, janelas, o nome de cada ambiente e seu respectivo nível.
A partir da planta baixa são feitos os lançamentos dos demais projetos complementares de instalações elétricas, telefônicas, prevenção e combate a incêndio.
E também sistema de proteção a descargas atmosféricas (SPDA), sonorização, segurança, assim como o cálculo estrutural e de fundações de uma obra.
A importância do projeto arquitetônico. (Eletricista Zona Norte SP).
Portanto o projeto arquitetônico, é uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Podendo ser uma representação gráfica ou escrita, com características autorais e autonomia disciplinar, ou seja, necessariamente precede toda construção.
O projeto é o principal elemento da ação arquitetônica, focando em melhoria na qualidade de vida e funcionalidade do ambiente.
Podendo ainda ser aplicado à diferentes tipos de ambiente e de necessidades, como residenciais, comerciais, fabricas e corporativos.
Logo que o projeto arquitetônico define localização e posição de moveis e equipamento fixos e móvel, assim facilitando o projetista com a criação do projeto elétrico.
Assim facilitando a definição dos diagrama elétrico da infra estrutura elétrica, circuitos elétricos, localização e posicionamento dos quadros elétricos.
Sem ter interferência entre execuções dos serviços elétricos, e posterior, quando o usuário ou funcionário da fabrica ou comercio, executar alguma função com o equipamento.
Instalação elétrica zona norte-SP.
A importância do projeto elétrico. (Eletricista Zona Norte SP).
Portanto o projeto elétrico, consiste no levantamento de todas as cargas elétrica (VA) que uma estabelecimento precisará para funcionamento dos equipamentos elétricos.
Logo que as cargas elétricas obtidas por meio desse levantamento, deve ser escrita através de um diagrama elétrico representado por simbologia.
Assim, os projetos elétricos buscam oferecer instalações com capacidade para suportar o funcionamento simultâneo de eletrodoméstico, ou até mesmo máquinas de grande porte .
Ainda que as instalações presentes em ambientes industriais e comerciais têm como características principais a sua potência elevada, alta tensão e capacidade para suportar o acionamento de motores.
Essas características são previstas durante a criação de um projeto elétrico, de modo que na execução da instalação elétrica possa se basear nas diretrizes de um projeto adaptado em seus mínimos detalhes.
Portanto o projeto elétrico através de um diagrama elétrica representado por simbologia, indica o levantamento de carga total e sua distribuição nos ambientes.
Logo que a sua distribuição, é através de divisão de circuitos elétricos mistos ou especifico de acordo com a potencia do equipamento que irá ser alimentado.
Portanto o projeto elétrico, indica o caminho da infra estrutura, podendo ser de embutir ou aparente de acordo o tipo de estabelecimento.
Será indicado a localização e posicionamento e dimensão dos quadros de distribuições de circuitos elétricos, tomadas elétricas e luminárias.
E também indica o caminho dos circuitos elétricos, tipo de montagem dos quadros elétricos, tipos de dispositivos de proteção e componentes.
A importância do projeto luminotécnico. (Eletricista Zona Norte SP).
Portanto o projeto luminotécnico, é elaborado a partir da análise da função dos ambientes, da quantidade de luz necessária para os espaços, para um conforto visual eficiente.
Esse tipo de projeto deve ser desenvolvido por um arquiteto ou designer de interiores em conjunto com projeto arquitetônico.
Logo que para efetuar a distribuição dos pontos de luz nos ambientes, devemos nos atentar para algumas informações que são bem importantes para a hora de determinar o tipo de iluminação.
Logo que para criação de um projeto luminotécnico deve se atentar, a altura do pé direito do ambiente, cores das paredes e do piso.
E também escolher um tipo e potência de luminária para o ambiente, antes de tudo deve saber a função exercida no local
Portanto a observação das funções exercidas nos espaços, é de extrema importância para um bom projeto de iluminação.
Logo que partir do planejamento, é possível determinar o tipo de iluminação ideal para aquele espaço, além da criação de mais ou menos pontos de luminárias no ambiente.
Ainda que a luz possui a função de modelar, ampliar, reduzir e esconder espaços, podendo influenciar, ainda, no conforto visual e térmico do ambiente.
Portanto as escolhas no tipo de lâmpada e a quantidade de lúmens influenciam diretamente na sensação que o ambiente transmite.
Fazendo com que os usuários se sintam à vontade ou não, no determinado espaço ou mesmo prejudicando a sua saúde.
A importância do projeto de entrada de energia elétrica.
Portanto o projeto de entrada de energia, é elaborado em conformidade com os procedimentos especificados pelas concessionárias de energia elétrica do local.
Em primeira mão e feito o levantamento de carga elétrica de acordo com a potencia dos equipamentos elétricos e tipo de função que eles exerce.
Dependendo da função, por exemplo maquina de grande porte com funcionamento através de motores de indução elétrica.
Além de calcular a potência elétrica do motor, tem que calcular o pico na partida, assim podendo usar um componente eletrônico para diminuir este pico de corrente elétrica.
Depois de ter feito o levantamento elétrico, e especificado através do projeto, é feita a aprovação do projeto de entrada de energia pela concessionária.
Logo que deve estar em conformidade com as necessidades e as particularidades do estabelecimento, tanto industrial como comercial e residencial.
Portanto, o projeto da entrada de energia, deve ser previamente aprovado pela concessionária de energia para abastecimento de energia no estabelecimento.
Ainda que, projeto de entrada de energia, deve ter informação de tensão, corrente e potência elétrica, tipo de sistema elétrico que será fornecido para o estabelecimento.
Além da disponibilidade de demanda, o projeto é elaborado de acordo com as normas da ABNT, que asseguram a completa segurança no fornecimento de energia para o estabelecimento.
Uma entrada de energia elétrica, deve ser de acordo com a carga elétrica para o estabelecimento, podendo ser entrada de energia simples 127/220 V ou cabine primária (13KV).
A importância da execução do serviços por profissional qualificado.
Portanto a execução dos serviços elétricos conforme os requisitos da norma NBR 5410 são essenciais para a segurança dos usuários.
Logo que também é importante a qualidade dos equipamentos elétricos empregados, e a própria instalação elétrica, é a execução dos serviços por profissional qualificado.
Ainda que, a eletricidade quando mal feita pode causar inúmeros prejuízos, e consumo excessivos de energia, choques elétricos, curtos-circuitos e em casos mais graves, incêndios.
Desta forma, toda instalações devem seguir as determinações da norma ABNT NBR 5410, que restringe a prestação de serviço de instalações elétricas feitas exclusivamente por profissional especializado.
Logo que mesmo para instalações que julgamos serem simples, quando feitas de modo improvisado, podem causar princípios de incêndio.
Para projetos de iluminação residencial, comercial, industrial e corporativa as exigências são maiores, porque interfere diretamente na saúde dos usuários.
Além do projeto luminotécnico, a instalação do sistema de iluminação e das luminárias decorativas ou arquiteturais deve ser feita por eletricista qualificado.
Instalação elétrica zona norte-SP.
Execução da instalação elétrica zona norte-SP.
Portanto a execução da instalação elétrica e feito pelo eletricista qualificado, é realizado de acordo com os projetos obedecendo as normas da ABNT as NBR e NRs.
Principalmente a NBR 5410, 14039, 5413, 5419, e NR 10 que também fala de aterramento elétrico, tanto residencial como comercial e industrial.
Logo que para o eletricista fazer uma instalação elétrica terá que interpretar desenho técnico com diagrama e simbologia elétrica, dos circuitos elétrico, tubulação e quadros elétricos entre outros.
Ainda que o eletricista terá que fazer a montagem dos quadro de distribuição, força e comando elétrico, fixando e interligado os componentes elétricos como dispositivo de proteção, manobra e controle.
Ainda sim, uma instalação elétrica só inicia, depois de todos os projetos prontos, ai vem a execução dos serviços de montagem e instalação elétrica e mecânica pelo eletricista qualificado.
Portanto as tubulações elétricas, são uma das primeiras coisas que o eletricista deve se iniciar, principalmente eletrocalha ou leitos.
Também em conjunto com a instalação com os serviços de tubulações elétrica, deve dar se inicio a instalação dos quadro de distribuição de circuitos elétricos, quadro de força e comando elétrico.
E também as caixas de passagem e caixas para instalação de tomadas de uso geral e uso especifico ou tomada industrial, para alimentação elétrica dos equipamentos elétricos .
Só depois de todas a tubulação elétrica pronta e quadros elétricos instalado, se inicia a passagem do cabeamento elétrico.
Logo que a entrada de energia deve ser construída só depois de ter a aprovação da concessionária de energia elétrica.
E deve ser montada e instalada de acordo com o projeto aprovado na concessionária de energia elétrica, repeitando todos os requisitos que a norma da NBR 5410 estabelece.
A importância da manutenção elétrica zona norte-SP
Logo que instalação elétrica, precisa que seja feito a manutenção elétrica, para que mantém segura sem risco de algum evento indesejado.
Portanto quando for contratar um profissional para serviços de manutenção corretiva e preventiva nas instalações elétrica, sempre e bom verificar se é capacitado.
logo que todo profissional elétrico tem que ter ferramentas e aparelho de medição para executar os serviços de acordo sem correr riscos.
Os itens que mais precisa de manutenção são, dispositivo de proteção elétrica, componentes elétrico de manobra e controle, barramento de condução de corrente alta.
Assim como deve ser feito manutenção nos barramentos de condução de corrente para interligação elétrica dos disjuntores, nas conexões entre os dispositivos com os condutores elétricos.
Pra que a manutenção seja feito de acordo com a norma 5410
o correto e elaborar um plano de manutenção, trazendo todas as informação da instalação elétrica.
Explicando de forma clara, plano de manutenção, é um documento que aponta todas as irregularidades em uma instalação elétrica, através de um check list.
Os check list, além de trazer todas as informações da instalação elétrica do estado atual, facilita a criação do plano de manutenção preventiva e corretiva.
A manutenção preventiva e corretiva nas instalações elétricas, é muito importante, conserva as instalações elétricas, previne incêndio e acidentes.