Como fazer uma instalação elétrica industrial.
Portanto a instalação elétrica industrial requer muita atenção, devido todos os equipamentos são de carga elétrica alta.
Para que uma instalação elétrica industrial seja feita de acordo com as normas da ABNT trazendo segurança para os usuário, deve ser seguida a NBR 5410.
Antes de tudo é necessário fazer um planejamento organizando a execução dos projetos e execução do serviços por etapas.
Logo que uma instalação elétrica se inicia pelo projeto arquitetônico, para saber as dimensões do ambiente e localização dos maquinários.
Logo em seguida inicia a criação do projeto elétrico em conjunto com luminotécnico, para fazer o dimensionamento elétrico é calculo de lúmens por ambiente.
Já o projeto luminotécnico, é responsável pelo calculo de luminosidade por ambiente, é também a distribuição uniforme das luminárias.
Assim como também há necessidade de criação do projeto elétrico a parte, para entrada de energia, para o estabelecimento industrial, podendo ser entrada convencional ou em cabine primaria.
Para ver um vídeo de planejamento de instalação industrial clique aqui
Etapas para criação dos projetos para instalação elétrica industrial.
Portanto as etapas que compõem o projeto elétrico industrial para que a instalação elétrica fique de acordo com a necessidade da carga elétrica para os equipamentos elétricos:
- Planejamento para criação dos projetos e execução da instalação elétrica industrial;
- O projeto arquitetônico;
- projeto elétrico;
- projeto luminotécnica;
- Dimensionamento da infra-estrutura elétrica;
- Dimensionamento dos condutores;
- Correção de fator de potencia;
- Quadros elétricos;
- Dispositivo para proteção corrente curto-circuito;
- Cálculo de valores da corrente de pico dos motores elétricos;
- Cálculo de malha de aterramento;
- Diagrama unifilar;
- Diagrama multifilar dos quadros elétricos.
- Memorial descritivo;
Planejamento para criação do projeto elétrico e a instalação elétrica industrial.
O planejamento e essencial para criação dos projetos industriais, onde o projetista tem que ficar atento aos mínimos detalhe para não ocorrer falha na instalação elétrica.
Logo que o projetista tem que planejar e elaborar adequadamente os projetos, deve necessariamente conhecer e aplicar todos os conceitos formulados.
Só depois dos projetos prontos, criar um planejamento para execução da instalação elétrica industrial e instalação dos equipamentos industriais.
Criação do projeto arquitetônico.
Portanto o projeto arquitetônico ou projeto de arquitetura é uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Assim tanto dos moveis localizado nos ambiente, como tubulação Hidráulica e gás e estrutura
Ou pode ser uma representação gráfica ou escrita, com características autorais e autonomia disciplinar, ou seja, necessariamente precede toda construção.
Criação do projeto elétrico.
Portanto o projeto elétrico industrial e formado pela reunião de vários projetos específicos como estudo das plantas industriais, definição de layout.
Ainda sim também a reunião do projeto elétrico da iluminação industrial, detalhamento das maquinas, detalhamento dos motores elétricos e dimensionamento de condutores elétricos.
E também a reunião do projeto elétrico do acionamento dos equipamentos, projeto dos quadro de distribuição e de força, e calculo de carga capacitiva para correção do fator de potencia.
O projeto elétrico industrial é um processo que, geralmente, é desenvolvido previamente à construção do estabelecimento destinado a atividades industriais.
Mas também pode ser realizado de maneira individual , levando em conta o protótipo de toda a instalação da indústria.
Logo que o projeto elétrico industrial é desenvolvido de acordo com a necessidade do cliente, pois cada tipo de indústria tem um tipo de necessidade diferente.
Criação do projeto luminotécnica.
Os projetos de iluminação industrial, existem diversos pontos a serem considerados, a fim de proporcionar custos mais baixos na perspectiva energética.
Tendo em vista que o projeto luminotécnica dimensiona as lâmpadas e luminárias, com definição de altura de fixação, podendo ser com comando de sensores de presença, temporizadores.
Logo que o ponto de partida para um projeto de iluminação, é definir o nível de luz do ambiente, que leva em consideração as atividades que serão realizadas.
Portanto a norma brasileira ABNT NBR 5413, define que a Iluminância de um ambiente tem que ter a quantidade de lux necessária de acordo com a função exercida no local.
Dimensionamento da infra-estrutura elétrica.
Portanto a infra estrutura elétrica, é por onde os condutores e conduzido, e pra isso precisam ser detalhado no projeto elétrico.
Logo que a infraestrutura elétrica, é a parte mais importante de uma instalação elétrica , pois ela que acomoda os circuitos elétrico dos equipamentos, sistemas de iluminação, alarme e CFTV .
As infra estrutura serão fixados nas edificações industriais, comerciais, hospitalares, pra receber o cabeamento elétrico de dados, voz e internet.
Dimensionamento dos condutores elétricos.
Para determinar a secção dos condutores elétricos o projetista tem que considerar a distancia percorrida pelos circuitos elétricos.
Assim verificado a temperatura do ambiente, especificação do fabricante, e também tipo de infraestrutura ele será conduzido.
Também deve levar em consideração a potência da carga elétrica (VA).
Correção de fator de potência.
Portanto para a correção do fator de potencia tem que conhecer as cargas ativas e reativas, dispondo das condições para sua correção.
De acordo a legislação para limite do fator de potencia, o projetista terá que dimensionar uma carga capacitiva para correção do fator de potencia.
Logo que o limite mínimo e do fator de potencia, é de 0.92 , assim o consumidor podem ter uma perca no máximo de 8%, dos 100% que a concessionária entrega.
Dimensionamento dos quadros elétricos.
Portanto os quadros elétricos, é onde abrigo todos os dispositivo de proteção elétrico, barramentos, condutores e dispositivo de sinalização.
Logo que os quadros de comando elétrico, tem por finalidade segurança dos componentes, protegendo de influência de energia mecânica e agente químicos.
Deve ser dimensionado de acordo com a necessidade de armazenamento de quantidade de dispositivo elétrico que irá abrigar.
Dispositivo para proteção de sobrecarga e curto-circuito.
Portanto conhecendo as secções dos condutores elétricos , bem como a características da rede de alimentação, devem se determinar os dispositivos de proteção elétrica.
No qual deve determinar os dispositivo de proteção para os condutores, para proteção de sobrecarga ou curto circuito.
Também os dispositivo de proteção contra surtos na rede elétrica, causado pelas descargas elétrica na atmosférica ou descargas de raios.
Logo que não pode esquecer do dispositivo DR, que sua função e proteger de descargas elétricas acidentais, e também proteção contra risco de incêndio.
Cálculo de valores da corrente de pico dos motores elétricos.
Trata-se de conhecer as condições da rede elétrica durante a partida dos motores elétricos simultâneo, afins de determinar os dispositivo de acionamento.
Também tem que levar em consideração os dispositivo de proteção elétrica, tanto para proteção de queima dos motores, assim também como proteção dos condutores que-o alimenta.
Cálculo de aterramento elétrico e para raio.
Portanto o cálculo do aterramento e para raio requer o conhecimento prévio da natureza do solo, e do tempo de atuação dos dispositivo de proteção.
O conhecimento da resistividade do solo, trás a sequencia de calculo que define os principais componentes para malha do terra.
Primeiro lugar a função principal do aterramento elétrico em uma instalação elétrica e proteger e garantir um bom funcionamento dos equipamentos elétricos e edificação.
segundo lugar, a função do aterramento elétrico também e a proteção e integridade física dos ser humanos e animais.
Logo que toda instalação elétrica para esta de acordo com a Norma técnica 5419 da ABNT, precisa que o aterramento esteja funcionando de acordo.
Só para exemplificar a função de um aterramento elétrico e dissipar as cargas eletrostática acumulada nas carcaça metálica dos equipamentos.
Diagrama elétrico unifilar.
Portanto diagrama unifilar, é uma representação gráfica através de simbologia, que representa os componentes e dispositivo elétrico.
Nos quais os diagramas elétrico representa graficamente por simbologia os seguintes componentes elétricos;, chaves seccionadora e fusível;
- Disjuntores com respectivas capacidade nominais de interrupção;
- Chave, seccionadores e fusível;
- Indicação da secção dos condutores dos circuitos terminais e de distribuição e do tipo de rede, se é (monofásico, bifásico ou trifásico);
- Dimensão da seção dos barramentos dos quadros de forca e distribuição elétrica;
- Indicação da corrente nominal dos fusíveis, faixa de ajuste e ponto de atuação;
- Potencia e tensão primária e segundaria, tapes e impedância dos transformadores;
- Indicação de tipo de para raio;
- Indicação de aterramento e tipo adequado;
Diagrama elétrico multifilar.
Portanto o diagrama multifilar, é um modelo de diagrama funcional com diagrama unifilar, ele representa os condutores elétricos e dispositivo de proteção elétrica.
Logo que esse tipo de diagrama, é usado somente para circuitos elementares, pois o nível de interpretação para um circuito completo, é de extrema dificuldade.
Ainda sim o diagrama multifilar fica possível visualizar a distribuição das cargas elétricas, e verificar as conexões em detalhes.
Memorial descritivo dos projetos elétricos industrial.
Portanto a elaboração do memorial descritivo tem que conter as informações necessárias ao atendimento do projeto.
Deve conter as informações:
- Finalidade do projeto;
- O endereço do estabelecimento industrial para entrega de energia;
- As cargas prevista e demanda adotada;
- Tipo de entrada de energia ser é abrigado em alvenaria ou ao tempo;
- Proteção elétrica e comando dos aparelhos usados . do ponto de entrega de energia até o ponto de consumo;
- Característica dos dispositivo de proteção, comando e manobra, transformadores, condutores e quadros elétricos;
- Relação do material elétrico;
Projeto de automação industrial para instalações elétrica.
Portanto o projeto elétrico industrial, são diversos documentos necessários para facilitar a execução da instalação da automação dos equipamentos elétricos.
Logo que o projeto de automação industrial, é para automação de máquinas eletromecânicas, criação de softwares e equipamentos específicos para automatizar processos industriais.
Ainda que o projeto de automação, tem como objetivo aumentar a eficiência dos processos, maximizar a produção com o menor consumo de energia e melhores condições de segurança.
Os documentos adquirido com a criação do projeto elétrico:
- Fluxograma de processos;
- A lista de instrumentos;
- Lista de cargas;
- Lista de acessórios;
- Dimensionamento dos instrumentos e dos equipamentos;
- Lista de cabos;
- Lista de materiais elétricos;
- Projeto elétrico funcional e construtivo de painéis de comando e controle;
- Desenhos típicos de instalação;
- Lista de I/O;
- Topologias e arquiteturas de controles.
Portanto o projeto de automação elétrico industrial, é muito importante para as indústrias, ele é formada por vários segmentos e integra diversos sistemas.
Como o hidráulico, pneumático e elétrico, para funcionamento automatizado dos equipamentos robotizados.
Logo que a parte de automação, é uma das mais essencial dentro da indústria, porque nenhum sistema funciona sem ela.
A execução da instalação elétrica industrial.
Portanto a execução da instalação elétrica pelo eletricista industrial, é realizado de acordo com os projetos obedecendo as normas da ABNT as NBR e NRs.
Principalmente a NBR 5410, 14039, 5413, 5419, e NR 10 que fala de segurança em trabalhar com circuitos energizados.
Logo que para o eletricista fazer uma instalação elétrica industrial terá que interpretar desenho elétrico dos circuitos elétrico, tubulação e quadros elétricos entre outros.
Ainda que o eletricista terá que fazer a montagem dos painéis de comando elétrico fixando e interligado os componentes elétricos como dispositivo de proteção, manobra e controle.
Uma instalação elétrica só inicia, depois de todos os projetos prontos, ai vem a execução dos serviços de montagem e instalação elétrica e mecânica.
Portanto a infra estrutura elétrica são uma das primeiras coisas que o eletricista deve se iniciar, principalmente eletrocalha ou leitos.
Em seguida vem a instalação da infra estrutura elétrica com tubulação rígida aparente e flexível de embutir nas alvenarias.
Também em conjunto com a instalação da infra estrutura elétrica , deve dar se inicio a instalação dos quadro de distribuição de circuitos elétricos, quadro de força ou QBGT.
E também as caixas de passagem e caixas para instalação de tomadas de uso geral e uso especifico para alimentação elétrica dos equipamentos industriais.
Só depois de todas a infra estrutura elétrica pronta e quadros elétricos instalado, se inicia a passagem do cabeamento elétrico.
Logo que a entrada de energia deve ser construída só depois de ter a aprovação da concessionária de energia elétrica.
Execução da entrada de energia elétrica.
Em seguida com a aprovação, se inicia a execução do serviço da entrada de energia com montagem elétrica e mecânica dos painéis, com montagem dos dispositivo e condutores.
Lembrando que a entrada de energia pode ser convencional, blindada ou simplificada, é também com cobertura e proteção de alvenaria.
Em seguida com a entrada de energia pronta a alimenta do QGBT , e o QGBT alimenta os quadro de distribuição dos circuitos elétricos.
Já os quadros de distribuiçao de circuitos elétrico alimenta os painel de comando eletroeletronico instalado nas maquinas.
O que deve ter em uma instalação elétrica industrial.
Portanto toda instalação elétrica precisa se sinalizada com indicação de tensão, corrente ou indicação para alertar os usuário de um eventual perigo.
Principalmente os painéis de comando e manobra e controle dos equipamentos elétricos, tem que ter sinalização de acionamento e parada entre outros sinalização necessária.
Lembrando que todo painel de comando elétrico, quadro de força, quadro de distribuição de circuito elétrico deve ter o porta documento instalado na porta.
E também uma cópia do memorial descritivo das instalações elétrica, e também do diagrama elétrico deve está no porta documento instalado no painel.
Lembrando que o projeto elétrico original deve ficar arquivado no setor de manutenção em responsabilidade do gestor de manutenção da empresa.
E também os painéis elétrico, quadro de força e quadro de distribuição de circuitos elétricos, só pode ter acesso profissionais capacitado e qualificado para a função.
E também deve ter autorização do gestor de departamento de manutenção elétrica da empresa com um documento chamado ordem de serviço, assim restringindo o acesso.
Solicite um Orçamento, temos profissionais capacitado, qualificado e credenciado para execução de projeto e execução de mão de obra para instalação e manutenção elétrica.