Instalação Elétrica Residencial

Serviços Elétricos
Instalação elétrica residencial

 

Primeiro passo para fazer uma instalação elétrica residencial.

Portanto, uma instalação elétrica residencial de pequeno a grande porte, deve ser feita em conformidade com as normas da ABNT.

Principalmente a NBR 5410, respeitando todos os requisitos para que a instalação elétrica tenham segurança.

Aconselhamos que para você  fazer uma instalação elétrica residencial, primeiro você precisa fazer o projeto elétrico executivo.

Tanto da entrada de energia elétrica, como das instalações elétricas, interna e externa da residência.

Mas para criação destes projetos, é necessário que você tenha em mão, a planta baixa do imóvel, onde mostra com detalhe as dimensões dos cômodos com paredes, portas e janelas.

Também, é necessário o projeto de arquitetura dos móveis, mostrando os detalhes de dimensões e localização dos moveis nos cômodos.

Com detalhes de pontos de tomadas, interruptores e iluminação instalado nos móveis.

Reduz sua conta de energia em até 40% com aquecedor solar para banho, totalmente ecológico não agride o meio ambiente, energia renovável e sustentável.

Os tipos de projetos que é necessário em uma instalação elétrica residencial.

 Porém, uma instalação elétrica residencial, é composta por  projeto elétrico, projeto de entrada de energia e projeto luminotécnico. 

Também o projeto de arquitetônico, que faz parte da decoração do forro de gesso, de madeira e de PVC com iluminação embutida, sobrepor ou pendentes.  

Todos estes componentes que fazem parte da instalação elétrica, deve ter representação gráfica, escrita e por simbologia, com detalhes de desenho técnico em cada projeto respectivo.

Abaixo falarei através de titulo individual  para que serve a planta baixa, e também para que serve os projetos na construção de uma instalação elétrica residencial.

Só depois que  falaremos de forma simplificada e rápida, como fazer uma instalação elétrica residencial, tenho certeza que você está ansioso para saber.

Nós estamos trazendo todas estas informações, pra você ter conhecimento dos procedimentos a ser seguido, em uma instalação elétrica residencial.

Assim facilitando, ou para você mesmo fazer, ou você contratar profissionais especializados em projetos, e em execução de instalações elétricas residenciais.

Pra que serve a planta baixa em uma instalação elétrica residencial.

Uma planta baixa, serve para trazer as informações de dimensões do terreno, cômodos com as divisões de paredes e  portas e janelas.

Serve também para fazer a distribuição de tomadas elétricas, pontos de interruptores, pontos de iluminação e localização do quadro elétrico.

Logo que, com a planta baixa facilita a escolha de um melhor local para a instalação do quadro elétrico para os  abrigar os disjuntores.

Prevendo acesso livre ao quadro elétrico, para desligamentos dos disjuntores em caso de urgência.

Logo que a planta baixa serve para a criação dos diagramas unifilares que de forma simplificada representa graficamente toda a instalação elétrica.

Que através de simbologia ou desenho técnico em escala de redução de proporção do tamanho real, para facilitar a criação do projeto na planta baixa.

Sem esquecer que os móveis da residência pode te atrapalhar na hora das distribuições elétrica, então o melhor é fazer antes o projeto de arquitetura dos móveis.

E para você  ter conhecimento do projeto de arquitetura, tanto dos móveis como da própria residência, vamos falar dele agora. 

Pra que serve o projeto arquitetônico na instalação elétrica residencial.

Portanto o projeto arquitetônico residencial, tanto da arquitetura dos moveis como da residência, serve para você ter a ideia de como ficará os ambientes com os moveis pronto  instalado.

Facilitando também a criação e instalação dos moveis pelo marceneiro, e a construção dos ambientes pela equipe de civil.

O projeto de arquitetura dos móveis, serve para você projetar as luminárias, interruptores e tomadas elétricas, nos móveis, também facilita sua instalação. 

Evitando de interferência na abertura de gavetas, ou mesmo ficar com fiação expostas dentro dos  moveis, com risco de incêndio e choque elétrico. 

Para os espaços dos cômodos, como salas, cozinhas e dormitórios, lavanderia e banheiros o projeto arquitetônico, torna-se importantíssimo.

Além de trazer uma visual harmonioso e equilibrado com aproveitamento melhor dos espaço.

Também traz mais conforto pra você através da iluminação em pontos específicos, com interruptores para comandar a iluminação em mais de um ponto.

Também pode fazer com que todos componentes elétricos, como tomadas, interruptores e luminária acompanham o designer do ambiente decorado, valorizando ainda mais o ambiente. 

Pra que serve o projeto elétrico em uma instalação elétrica residencial.                

O projeto elétrico serve para calcular toda cargas elétricas que irão ser instalada na sua residência, de uma forma que evita que sua instalação elétrica não fica nem subdimensionada, e nem superdimensionada.

Através destes conhecimento, Você vai fazer os cálculo de cargas de energia elétrica somando todos as potência dos equipamentos e a iluminação.

Mas ,essa soma total de potência não pode ser instalada na sua residência, porque nem todos os eletrodomésticos vão ser ligado ao mesmos, consumindo energia no seu máximo de potência.

Pra resolver este problema, é usado uma tabela de fator de demanda para calcular a carga elétrica que vai instalar na sua residência.

Lembrando que, os cálculos de carga elétrica, que foi feita indicado acima, usando a tabela de fator de demanda, serve também para você fazer o projeto de entrada de energia elétrica.

Logo que descobrindo a potência elétrica que vai ser instalado na sua residência, é hora de dimensionar os disjuntor geral para proteção dos cabos de alimentação elétrica geral para a residência. 

Neste caso, são os cabos que vem da entrada de energia, para alimentar o quadro no interior da residência.

Em seguida, é identificar a potência elétrica de cada eletrodomésticos e da iluminação, é dimensionar os cabos elétricos destes circuitos e os  disjuntores que protege-o.

 Dispositivos DR e DPS, e dimensionamento do quadro elétrico.

Também deve dimensionar disjuntores DR para proteção de descarga elétrica ou choque elétrica, que são usado para proteger os usuários de choque elétrico nas área úmidas.

Não pode esquecer dos dispositivos protetor de surtos elétricos (DPS), são estes dispositivos que protegem a instalação elétrica das descarga atmosférica, desviando-a para aterramento elétrico da sua residência.

Logo que, agora você sabe a quantidade e tamanho físico dos dispositivos de proteção que o quadro elétrico irão abrigar, é hora de dimensionar o quadro elétrico.

No entanto, o quadro elétrico  precisam que todos os dispositivos caibam dentro dele e sobram espaço de 30% para alguma ampliação elétrica futura.

Somente depois de você ter calculado a bitola dos cabos elétricos de alimentação geral e dos circuitos elétricos, poderá calcular a infra estrutura elétrica.

No qual a infra estrutura servirá para abrigar os cabos dos circuitos elétricos que irá alimentar os eletrodomésticos e a iluminação.

Como é representado os componentes elétricos na planta baixa.

Então, agora chegou a hora de você  representar a infra estrutura, quadros elétricos, tomadas, interruptores e as luminária na planta baixa.

No qual estes componentes elétricos, são representado através de simbologia e desenho técnico com detalhe de montagem.

Ainda que, os circuitos tanto de alimentação geral, como os circuitos de alimentação dos eletrodomésticos, são representados por simbologia padrão.

No qual para identificar fase, neutro e terra, é usado simbologia, e para identificar os circuitos elétricos são usado os  números.

Depois, é feito uma lista especificando o número do circuito, potência e a tensão e para qual cômodo ele foi direcionado.  

Também tem os circuitos elétricos das luminárias, são representado da mesmas forma, só muda que acrescentam letras para identificar os interruptores que comanda-o.

Porem, a infra estrutura elétrica, também são  representada por simbologia, só que, são acrescentado uma observação escrita para atentar aos tipos e diâmetro da infra estrutura.

Pra que serve o projeto elétrico da entrada da energia.

Para a construção elétrica de uma entrada de energia, antes você precisa saber a potência elétrica que ela suporta, e pra isso, antes você precisam fazer o cálculo de carga de todas os equipamentos elétricos existente na residência.

No qual foi citado acima no titulo de projetos elétricos, que a soma total da carga elétrica deveria ser multiplicada pelo o fator de demanda, que pra isso existe uma tabela a ser seguida.

Assim facilitando os cálculos, mas se você quiser aprofundar em conhecimento, como chegar no fator demanda, fique a vontade.

Uma entrada de energia elétrica, serve para levar energia até os quadros elétricos existente no interior da residência, e também para a concessionária de energia fazer a medição de seu consumo mensal.

Logo que, a ENEL, padronizou todas os tipos de entradas de energia, assim facilitando tanto para o projetista, como para os técnicos que nela trabalham.

Ambos basta seguir o padrão de acordo com o tipo e potência elétrica da entrada de energia.

Os tipos de materiais elétricos para a construção da entrada de energia.

A entrada de energia elétrica, é composto de vários componentes elétricos nos quais cito abaixo:

  1. Ramal de entrada do consumidor com cabos elétricos seguindo a cor de acordo com a NBR 5410.
  2. Suporte presbow com roldana de porcelana para fixação do ramal de ligação.
  3. Poste padronizado para entradas consumidora.
  4. Eletroduto bengala para o ramal de entrada.
  5. Caixa de medição padronizada.
  6. Dispositivos de proteção para os cabos elétrico.
  7. Condutor de aterramento, na cor verde ou verde-amarelo.
  8.  Haste de aterramento cobreada.
  9. Pingadeira em caso de não tiver cobertura.
  10.  Caixa de Inspeção de aterramento.

Pra que serve o projeto luminotécnico residencial.          

Portanto o projeto luminotécnico residencial, é elaborado a partir de análise da função dos ambientes, da quantidade de luz necessária para os ambientes interno e externo.

Logo que é calculado a quantidade de lúmens para um nível de iluminação com conforto visual eficiente para os usuários.

Esse tipo de projeto deve ser desenvolvido por um arquiteto ou designer de interiores, afins de fazer uma distribuição uniforme da iluminação.

Todo o projeto luminotécnico e desenvolvido de acordo com a norma NR 5413, adequado o tipo de lâmpada correta, e quantidade e distribuição da luminosidade.

Portanto o projeto luminotécnico efetua de forma geral a distribuição dos pontos de luz e a intensidade da luminosidade.

Levando em consideração as funções exercida nos ambiente, e pra isso um planejamento, é possível determinar luminosidade suficiente de acordo com a norma 5413.

Para desenvolvimento de um projeto luminotécnico devemos ficar atento as informações que são muito importante:

  • Altura do pé direito do ambiente;
  • Cores das paredes e do piso;
  • luminária ideal;
  • Função do ambiente;
  • Cor dos moveis, cor dos revestimentos, é também se atentar para divisão com vidro para evitar reflexo.

Logo que a iluminação tem a função de modelar, ampliar, reduzir os ambientes podendo influenciar no conforto visual .

Qual a função dos componentes elétrico em uma instalação elétrica residencial.

As instalações elétricas é composta por  componentes que conduz a energia e os componentes que faz a proteção elétrica evitando incendios, choque elétrico entre outros danos.

Para evitar incêndios e choque elétrico, é obrigatório por norma da ABNT 5410, a instalação de disjuntores, DPS, DR, aterramento, todos bem dimensionado.

E os condutores elétricos como cabos elétricos e barramento rigido de cobre, deve ter a aprovação pelo o IMMETRO, e também deve se dimensionado de acordo com a carga instalada no estabelecimento.

 A infraestrutura elétrica, alem de atender as normas técnicas deve priorizar, também, a facilidade de manutenção e a durabilidade das instalações. Bem como atender as necessidades de cada local e segmento  que está sendo atendida, de maneira personalizada.

Afunção de um quadro elétrico, é proteger os dispositivos e componentes elétricos, com intuito de evitar, influência de energia mecânicas e agentes químicos.

Portanto a função do disjuntor, é proteger os condutores elétricos de sobrecarga, também de curto-circuito, nas instalações elétricas e nos equipamentos.

 

0 Compart.