Como fazer manutenção elétrica industrial.
Portanto toda instalação elétrica industrial precisa que seja feito a manutenção, para que mantém segura sem risco de algum evento indesejado.
Assim como a contratação um empresa para alguma as manutenção elétrica , sempre e bom verificar se é capacitada para aquele tipo de serviço.
logo que todo toda empresa deve ser qualificada , tendo as ferramentas de acordo com cada serviço e ter uma politica de ética com os clientes e os colaboradores.
Em uma de manutenção elétrica industrial preventiva e corretiva, os dispositivo de proteção e componentes elétrico de manobra e controle, são os que mais sofrem reparos.
Para que não seja surpreendido por parada de máquina por falta de manutenção, é importante fazer manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
Lembrando que manutenção elétrica industrial deve ser feito de acordo com a norma 5410
, criando um plano de manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
Portanto um plano de manutenção elétrica industrial, é um instrumento de controle de tarefas de correção e monitoramento dentro do departamento de manutenção.
Criando um inventário de todos os equipamentos elétricos ativos para procedimento de manutenção preventiva, preditiva e corretiva.
Portanto definindo em calendário datas para manutenção elétrica industrial preventiva, preditiva e corretiva, sem interferir na produção.
Por fim a necessidade de treinamento da equipe de manutenção , para melhoria, analise e ajuste dos equipamentos elétricos.
Os tipos de manutenções.
Portanto entre as diversas linhas de diferentes tipos de manutenção, existe a manutenção preventiva, preditiva e a corretiva, são as que pousem maior destaque e aplicação.
Logo que cada uma delas possui uma forma de aplicação e um momento certo de ser realizada .
A manutenção corretiva atuam para correção de peças, evitar quebras e defeitos inesperados, serve para restaurar o desempenho normal dos equipamentos.
Também tem a manutenção corretiva não planejada correção de falha aleatória no equipamento que está fora dos planejamento exige correção imediata.
Portanto a manutenção corretiva não planejada são caras, demandam tempo e levam a perdas de produção ou serviços.
A manutenção preventiva são realizada para evitar quebras e aparecimento de falhas em equipamentos e componentes elétricos .
Ainda sim a manutenção preventiva são feita de forma periódica , seguindo um intervalo determinado.
Sendo que interfere antes que surjam avarias e falhas, garantindo que os equipamentos mantenham funcionamento eficaz de forma confiável.
A manutenção preditiva são realizada por meio de software proporcionando monitoramentos e acompanhamento dos parâmetro do equipamento.
Portanto é aplicada para acompanhamento de diversas condições como as elétrica, as mecânicas, as hidráulica e pneumática.
Logo que por meio de controle de parâmetros e métricas é possível que os responsáveis pela manutenção monitoram a degradação dos equipamentos.
Antecipando a troca evitando quebra e parada desnecessária, e consumo excessivo de energia elétrica com peças danificada.
Logo que reduzem as intervenções corretivas, redução de custos e aumenta a vida útil do equipamento.